quarta-feira, 27 de junho de 2012

Relatório Robô Gladiador

Relatório Robô Gladiador

1 - Descreva a construção do robô gladiador. 
(Faça a postagem de pelo menos uma foto de seu robô)

Se você usou o Kit, aponte mudanças realizadas em relação ao tutorial cedido pelo Bettoni.
 Robô Pronto (Sem as armas, por segurança).


Base do robô.


Houveram muito poucas mudanças em relação ao que se passava no kit e em seu relatório. Uma delas foi a posição de furo no controle remoto, para o encaixe das chaves de ignição, que foi invertida. Outra dessas alterações, que pode ser computada aqui, é a de que, na hora da solda dos fios do controle, uma das chaves de ignição derreteu, o que nos fez comprar outra para substituí-la.
2 - Faça uma tabela de problemas e soluções na construção do robô.






3 - O seu robô é capaz de realizar o teste do 8? Em quanto tempo?


Sim, em 16 s


4 - Cite 5 conceitos físicos relacionados ao robô gladiador e descreva onde se aplica o conceito no seu robô.
Aceleração: É a distância em metros por segundo percorrida pelo carrinho a cada segundo.
Energia cinética: energia relacionada aos movimentos que o robô faz durante os testes e competições.
Corrente elétrica: fluxo de elétrons da pilha pelo fio condutor.
Forca de Atrito: É gerada pela asperidade do chão que atua sobre o carrinho, sendo uma força de oposição em relacão ao sentido do movimento dele. Se não houvesse o atrito, o carrinho andaria eternamente.
Velocidade: será sempre uma relação entre o espaço percorrido e o tempo utilizado ao movimentar um corpo.





5 - Explique cada grandeza (abaixo) associada a seu robô e 
se for o caso estime seu valor.



Grandezas: Corrente Elétrica, Tensão Elétrica, Potência Elétrica.

Tensão elétrica é a quantidade de energia utilizada para movimentar uma carga elétrica. No caso do robô, as pilhas usadas nele são os geradores de energia, que liberam uma partícula eletrizada que descreve um fluxo de ida até o robô e de volta à própria pilha. Usamos 4 pilhas em nosso circuito, sendo 2 de 1,2v e 2 de 1,5v.Temos assim um circuito com 5,4v.


A corrente elétrica do robô é o fluxo de elétrons que existe no condutor por existir uma diferença de potencial (Voltagem, tensão elétrica, DDP) em suas extremidades, no caso, as pilhas.
Potência elétrica: É a transformação de energia. No caso do robô, transformação de energia elétrica em cinética em um certo intervalo de tempo.


6 - Qual a função de cada elemento do grupo no
 projeto do robô gladiador?
Gabriel Simpson: Encarregado por partes da mecânica do robô, e principal responsável pela parte elétrica.
Thiago Miranda: Responsável pelo relatório e postar ele no blog.
Yago Querido: Responsável pelo relatório.
Otávio Soldi: Responsável pelo relatório.
Túlio Signorini: Responsável pelas postagens no Blog.
Luiz Agusto: Responsável pela parte mecânica, especialmente  na parte da suspensão.
Paulo: Responsável pela parte mecânica.
Daiana Silveira: Também Responsável pela parte elétrica.
Mateus Cardoso: Responsável pela parte mecânica.



7 - Qual o nome do seu robô e por que ele possui esse nome?



 (Lembre-se que o nome deverá estar escrito no robô)
 Demos o nome do nosso carrinho de Gepeto, pois associamos o fato de Gepeto ser o criador do Pinóquio, um boneco de madeira que adquiriu vida.

8 - Descreva o gasto que o grupo teve de forma detalhada.
Kit Robô Gladiador (adquirido na escola) - R$ 40,00
10 chaves de ignição - R$ 20,00
2 DVD's - R$4,00
Ferramentas e afins, já possuíamos em nossas casas.
Custo básico - R$64,00


9- Se você tivesse que fazer uma propaganda de seu robô, 
como você faria isso com apenas uma frase. (Utilize conceitos físicos para isso).
Gepeto, tão rápido como a luz. Não experimente empurrá-lo, pois toda ação gera uma reação, e você nao gostará de saber qual é ela.

10-Conclusão do Projeto
 O Projeto do Robô Gladiador foi realizado com sucesso, nosso robô está funcionando corretamente, tendo um belo desempenho na movimentaçao e uma velocidade relativamente boa. O robô em si, nos deu um grande trabalho, principalmente na parte elétrica cuja a principal dificuldade foi soldar os fios às chaves de ingnição. Este projeto foi mais uma forma de aprendermos física na prática, e não somente na teoria.





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