Ponte de Macarrão


De acordo com o Procedimento 2, passado pelo professor Maurício, hoje, dia 31/03/2011, em sala de aula, o grupo deveria corrigir os pontos incorretos da postagem através de uma orientação superior. Essa orientação foi passada, e o item que está sendo corrigido nessa postagem é o item número 7, que no relatório exibido antes, não mostrava a fonte do conteúdo.


Correção da postagem do Relatório da Ponte de Macarrão.

1-Objetivo do trabalho:
Fazer a análise, o projeto, a construção e o teste de carga na ponte que deve aguentar o peso minimo da caixa. Além disso aprender mais sobre a função da estrutura da ponte, e sobre matérias dadas em sala como a pressão.



2-Descrever os Materiais Utilizados na construção da ponte. (Todos os Materiais)
Macarrão;
Pinça cirúrgica;
Pincel pequeno;
Dois alicates de unha;
Duas réguas;
Cola;
Saliva;
Dois aparadores de mesa;
Caneta esferográfica;
Lapiseira .

3-Descreva em 8 passos a construção da ponte.
1- Separamos 22 filetes de macarrão, dos 40 que temos em mãos, e cortamos todos com 10cm de tamanho, sendo que a base que vai ser formada a partir de 18 filetes, sobrando 4 para reforçar o interior da base(2 de cada lado). A base terá 3cm de largura e será formada a partir de dois conjuntos diferentes.

2- Chamamos esse conjunto de HI 2. Colamos o 2 entre o H e o I. Fazendo isso duas vezes, colocamos travinhas improvisadas, para as extremidades competarem 15cm, e posicionamos as duas partes numa distancia de 3cm de largura, e a base está pronta.
3- Logo, com as bases coladas, medimos, e dos 20cm resultantes, tiramos 2,5cm de cada lado, assim marcando a ponte em 15cm. Assim, medimos novamente e marcamos a metade(7,5cm). A seguir, cortamos 4 conjuntos de 3 macarrões grudados com 9cm, e dois conjuntos de dois macarrões com 5cm.
4- Na marcação de 7,5cm da base, colamos de pé, os conjuntos de 2 macarrões de 5cm, sendo um de cada lado da base. Seguramos até esperar secar, e assim, colamos os outros 4 conjuntos, apoiando-os na base(em travas feitas especialmente para segurar estes conjuntos)  e nas hastes, formando 4 triângulos.
5-Até aqui, a ponte deve ficar assim:

 
6- A seguir, cortamos 4 filetes com 4,5cm.
7-Assim, com os filetes cortados, medimos no caso, a metade de 9cm (triangulo maior), em todos os quatro triângulos. Logo, pegamos os filetes cortados no passo 6 e apoiamos um dos lados na haste do meio, e o outro lado, encaixamos na marcação de 4,5cm do triângulo maior, formando assim, um triangulo invertido pelo triângulo maior.
8-Nesse passo, faça as alterações que achar melhor, ponha travas com as sobras de macarrão onde achar que deve ser colocada, e una as duas partes de cima por um conjunto de 2 macarrões com 3cm.

4-Desenhe ou fotografe o projeto final de sua ponte de forma detalhada. Indique as dimensões de todas as partes. 

5-Faça um histórico dos projetos desenvolvidos pelo seu grupo. Caso você já venha descrevendo no Blog cada projeto não precisa realizar esta etapa.
Todas reuniões particulares que o grupo teve, foram postadas no blog. As reuniões que foram feitas na escola, não foram postadas no blog porque não podemos tirar fotos em ambiente escolar. Fora isso, as outras reuniões foram postadas aqui, com fotos e comentários.

6-Qual a ponte mais importante de Taubaté? Justifique sua resposta.
Uma das pontes mais importante no município de Taubaté é a nova ponte no bairro do Jaraguá, sobre o riacho do Moinho, gerando novo anel viário na região de acesso à rodovia "Amador Bueno da Veiga" que dá acesso às cidades de Taubaté à Pindamonhangaba, e também a Tremembé (altura do bairro Araretama).
A obra dessa nova ponte substituiu a ponte estadual que caiu em fevereiro do ano retrasado (2009) com o excesso de chuva.
 
7-Faça uma pesquisa: Escolha uma ponte real que de alguma forma marcou época com sua engenharia avançada. Desenhe ou cole uma foto da mesma no espaço abaixo e faça uma breve descrição física dessa ponte.

A ponte que nós escolhemos marcou a época entre 1983 e 1989, com sua engenharia avançada. É a de ponte de Storseisundet, na Noruega.

Durante os seis anos de construção, ela foi marcada pela luta intempéries e também foram registrados 12 furacões.

Esta rodovia está localizada na zona dos Fiordes Ocidentais. São pouco mais de oito quilômetros de estrada com 8 pontes sobre o oceano, que ligam de ilha em ilha, começando em Kristiansund até chegar em Averoy.

A principal ponte é Storseisundet, a mais longa delas, com 260 metros, fazendo uma curva espetacular. Tal é a importância da rodovia que foi considerada pelos noruegueses a construção do século. Além disso, o diário inglês, The Guardian, considerou a melhor viagem em rodovia do mundo.




8-Características da Ponte.
 
Massa da ponte = 0,016kg       
Peso da Ponte = 0,1568N
Massa Suportada = 0,817kg
Peso suportado =8,0066N
FATOR = 51,06

9-Cálculo das forças dos apoios:
0,1568 + 8,0066 = 8,1634
8,1634/2 = 4,0817 N
Valor das forças de apoio igual à 4,0817 N .

10-Para determinar o valor das Forças de apoio você utilizou duas condições. Quais são essas condições ? Justifique a utilização das mesmas.
Somamos o peso da ponte e o peso suportado depois dividimos por 2. Isso porque o peso é colocado no centro da ponte.

11-O Resultado atingido por sua ponte foi o esperado? Justifique sua resposta.
Na verdade, o resultado não foi nem um pouco esperado, afinal, em todos os testes que fazíamos, a ponte agüentava no máximo um fator 30, e quebrava. No dia da competição, nos surpreendemos com o fator 51, até mesmo porque não acreditávamos que ela suportaria  tanto.

12-Qual a maior dificuldade do grupo para a construção da ponte? Justifique.
 A maior dificuldade do grupo para construir a ponte de macarrão, foi o tempo, que nos testes sempre acabava antes de terminarmos. Porém, no dia da competição, conseguimos termina-la em 30 minutos, o que também nos deixou surpreendidos, afinal, não contávamos com esse resultado.
  
13-Neste local faça citação a pelo menos 5 conceitos físicos utilizados no projeto da ponte. Além da citação explique em que momento o conceito foi utilizado.
Peso - peso suportado pela ponte e o peso dela mesma
Tração - tração que existe no fio que segura a caixa
Pressão - pressão exercida no centro da ponte
Gravidade - tende a levar a caixa e a ponte para o centro da terra, e no caso, para o chão.
Atrito - com as extremidades da ponte na mesa, a ponte flexiona com o peso colocado, e dependendo do atrito ela escorregará mais, ou menos.

14-Conclusão final:

Com o fim dessa Iniciação tecnológica, concluímos que as pontes de macarrão, precisam de estruturas extras, geralmente em formas de triângulos para poderem suportar mais peso e distribuí-lo melhor entre toda a base. Alem disso, percebemos que a base, para agüentar mais, tem que ser emendada de forma que a união dos macarrões dela, não fiquem no centro de forma uniforme, e sim aleatoriamente, fazendo com que a base não tenha emenda padronizada. Para o nosso grupo, as formas usadas para a distribuição de peso são o segredo para a ponte suportar mais peso, afinal, somente a base agüentaria muito pouco perto de uma ponte com estruturas extras e triangulares.






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Placar Geral



Como dito anteriormente, aqui estão os resultados gerais da Ponte de Macarrão.
 
Col
Grupos
Sala
massa da ponte
(g)
massa suportada
(g)
Fator
4
A
15
982
65,47
6
A
16
817
51,06
6
B
15
611
40,73
1
C
11
393
35,73
4
B
14
498
35,57
5
A
13
460
35,38
4
C
15
486
32,40
7
C
13
389
29,92
8
B
14
389
27,29
10º
2
D
14
280
20,00
11º
9
B
15
293
19,53
12º
3
B
11
212
19,27
13º
6
D
9
165
18,33
14º
1
A
14
244
17,43
15º
10
B
16
263
16,44
16º
1
B
16
250
15,63
17º
5
D
11
167
15,18
18º
5
C
16
208
13,00
19º
5
B
15
194
12,93
20º
7
D
10
122
12,20
21º
3
D
9
106
11,78
22º
2
B
13
153
11,77
23º
3
C
16
153
9,56
24º
3
A
18
164
9,11
25º
7
B
9
60
6,67
26º
2
A
13
81
6,23
27º
6
C
15
60
4,00
28º
1
D
10
-
-

2
C
12
-
-

4
D
13
-
-
 

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Relatório da Ponte de Macarrão.



1-Objetivo do trabalho:
Fazer a análise, o projeto, a construção e o teste de carga na ponte que deve aguentar o peso minimo da caixa. Além disso aprender mais sobre a função da estrutura da ponte, e sobre matérias dadas em sala como a pressão.



2-Descrever os Materiais Utilizados na construção da ponte. (Todos os Materiais)
Macarrão;
Pinça cirúrgica;
Pincel pequeno;
Dois alicates de unha;
Duas réguas;
Cola;
Saliva;
Dois aparadores de mesa;
Caneta esferográfica;
Lapiseira .

3-Descreva em 8 passos a construção da ponte.
1- Separamos 22 filetes de macarrão, dos 40 que temos em mãos, e cortamos todos com 10cm de tamanho, sendo que a base que vai ser formada a partir de 18 filetes, sobrando 4 para reforçar o interior da base(2 de cada lado). A base terá 3cm de largura e será formada a partir de dois conjuntos diferentes.

2- Chamamos esse conjunto de HI 2. Colamos o 2 entre o H e o I. Fazendo isso duas vezes, colocamos travinhas improvisadas, para as extremidades competarem 15cm, e posicionamos as duas partes numa distancia de 3cm de largura, e a base está pronta.
3- Logo, com as bases coladas, medimos, e dos 20cm resultantes, tiramos 2,5cm de cada lado, assim marcando a ponte em 15cm. Assim, medimos novamente e marcamos a metade(7,5cm). A seguir, cortamos 4 conjuntos de 3 macarrões grudados com 9cm, e dois conjuntos de dois macarrões com 5cm.
4- Na marcação de 7,5cm da base, colamos de pé, os conjuntos de 2 macarrões de 5cm, sendo um de cada lado da base. Seguramos até esperar secar, e assim, colamos os outros 4 conjuntos, apoiando-os na base(em travas feitas especialmente para segurar estes conjuntos)  e nas hastes, formando 4 triângulos.
5-Até aqui, a ponte deve ficar assim:

 
6- A seguir, cortamos 4 filetes com 4,5cm.
7-Assim, com os filetes cortados, medimos no caso, a metade de 9cm (triangulo maior), em todos os quatro triângulos. Logo, pegamos os filetes cortados no passo 6 e apoiamos um dos lados na haste do meio, e o outro lado, encaixamos na marcação de 4,5cm do triângulo maior, formando assim, um triangulo invertido pelo triângulo maior.
8-Nesse passo, faça as alterações que achar melhor, ponha travas com as sobras de macarrão onde achar que deve ser colocada, e una as duas partes de cima por um conjunto de 2 macarrões com 3cm.

4-Desenhe ou fotografe o projeto final de sua ponte de forma detalhada. Indique as dimensões de todas as partes. 

5-Faça um histórico dos projetos desenvolvidos pelo seu grupo. Caso você já venha descrevendo no Blog cada projeto não precisa realizar esta etapa.
Todas reuniões particulares que o grupo teve, foram postadas no blog. As reuniões que foram feitas na escola, não foram postadas no blog porque não podemos tirar fotos em ambiente escolar. Fora isso, as outras reuniões foram postadas aqui, com fotos e comentários.

6-Qual a ponte mais importante de Taubaté? Justifique sua resposta.
Uma das pontes mais importante no município de Taubaté é a nova ponte no bairro do Jaraguá, sobre o riacho do Moinho, gerando novo anel viário na região de acesso à rodovia "Amador Bueno da Veiga" que dá acesso às cidades de Taubaté à Pindamonhangaba, e também a Tremembé (altura do bairro Araretama).
A obra dessa nova ponte substituiu a ponte estadual que caiu em fevereiro do ano retrasado (2009) com o excesso de chuva.
 
7-Faça uma pesquisa: Escolha uma ponte real que de alguma forma marcou época com sua engenharia avançada. Desenhe ou cole uma foto da mesma no espaço abaixo e faça uma breve descrição física dessa ponte.

A ponte que nós escolhemos marcou a época entre 1983 e 1989, com sua engenharia avançada. É a de ponte de Storseisundet, na Noruega.
Durante os seis anos de construção, ela foi marcada pela luta intempéries e também foram registrados 12 furacões.
Esta rodovia está localizada na zona dos Fiordes Ocidentais. São pouco mais de oito quilômetros de estrada com 8 pontes sobre o oceano, que ligam de ilha em ilha, começando em Kristiansund até chegar em Averoy.
A principal ponte é Storseisundet, a mais longa delas, com 260 metros, fazendo uma curva espetacular. Tal é a importância da rodovia que foi considerada pelos noruegueses a construção do século. Além disso, o diário inglês, The Guardian, considerou a melhor viagem em rodovia do mundo.





8-Características da Ponte.
 
Massa da ponte = 0,016kg       
Peso da Ponte = 0,1568N
Massa Suportada = 0,817kg
Peso suportado =8,0066N
FATOR = 51,06

9-Cálculo das forças dos apoios:
0,1568 + 8,0066 = 8,1634
8,1634/2 = 4,0817 N
Valor das forças de apoio igual à 4,0817 N .

10-Para determinar o valor das Forças de apoio você utilizou duas condições. Quais são essas condições ? Justifique a utilização das mesmas.
Somamos o peso da ponte e o peso suportado depois dividimos por 2. Isso porque o peso é colocado no centro da ponte.

11-O Resultado atingido por sua ponte foi o esperado? Justifique sua resposta.
Na verdade, o resultado não foi nem um pouco esperado, afinal, em todos os testes que fazíamos, a ponte agüentava no máximo um fator 30, e quebrava. No dia da competição, nos surpreendemos com o fator 51, até mesmo porque não acreditávamos que ela suportaria  tanto.

12-Qual a maior dificuldade do grupo para a construção da ponte? Justifique.
 A maior dificuldade do grupo para construir a ponte de macarrão, foi o tempo, que nos testes sempre acabava antes de terminarmos. Porém, no dia da competição, conseguimos termina-la em 30 minutos, o que também nos deixou surpreendidos, afinal, não contávamos com esse resultado.
  
13-Neste local faça citação a pelo menos 5 conceitos físicos utilizados no projeto da ponte. Além da citação explique em que momento o conceito foi utilizado.
Peso - peso suportado pela ponte e o peso dela mesma
Tração - tração que existe no fio que segura a caixa
Pressão - pressão exercida no centro da ponte
Gravidade - tende a levar a caixa e a ponte para o centro da terra, e no caso, para o chão.
Atrito - com as extremidades da ponte na mesa, a ponte flexiona com o peso colocado, e dependendo do atrito ela escorregará mais, ou menos.

14-Conclusão final:

Com o fim dessa Iniciação tecnológica, concluímos que as pontes de macarrão, precisam de estruturas extras, geralmente em formas de triângulos para poderem suportar mais peso e distribuí-lo melhor entre toda a base. Alem disso, percebemos que a base, para agüentar mais, tem que ser emendada de forma que a união dos macarrões dela, não fiquem no centro de forma uniforme, e sim aleatoriamente, fazendo com que a base não tenha emenda padronizada. Para o nosso grupo, as formas usadas para a distribuição de peso são o segredo para a ponte suportar mais peso, afinal, somente a base agüentaria muito pouco perto de uma ponte com estruturas extras e triangulares.



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Ponte de Macarrão 2011


Hoje , dia 26/03/2011,  foi realizado em ambiente escolar, a competição de Pontes de Macarrão, para os segundos anos do ensino médio.
O evento teve inicio as 7h30' , com o sinal de largada para a construção exatamente as 8h00'. O tempo de construção acabava às 8h50' e o inicio dos testes exatamente as 9h00', sendo que a última a ser construída, seria a primeira a ser testada, assim como a primeira a ser construida seria a última a ser testada. 

A ponte do nosso grupo (Grupo 6, Segundo A), foi a décima a ser construída, num total de 30 pontes de todos os segundos anos, com massa de 16g, e suportando 817g, dando um fator de 51,06.

O primeiro lugar ficou com o grupo 4, 2°A, com uma ponte de massa 14g, e suportando 982, gerando um fator de 65,47.

Em breve estaremos postando a relação geral dos resultados de todas as pontes construídas e testadas hoje.


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Questão de Quinta


Quantas pontes de macarrão o grupo testou desde o começo do projeto?
- Aproximadamente 40 pontes foram construídas desde o dia 17/02.

Qual o maior fator que o grupo conseguiu?
- Não testamos muitas pontes com o objetivo de adquirir o fator, e fizemos mais reuniões particulares do que no próprio ambiente escolar. Na escola, o fator da única ponte que testamos foi 18,3.

No dia da competição para a construção da ponte, quem do grupo irá comparecer à escola?
- O grupo inteiro não irá comparecer, pois temos integrantes com compromissos inadiáveis no dia da competição, logo, os integrantes que comparecerão são :
Gabriel Simpson;
Luiz Augusto;
Mateus Cardoso;
Otavio Soldi;
Paulo Celso;
Thiago Miranda ;
Túlio Costa.

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 2ª Reunião de teste para a construção da PONTE DE MACARRÃO.






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