sexta-feira, 10 de junho de 2011

FOGUETE

Questões

OBSERVE AS FIGURAS ABAIXO:

Foguete 1

Foguete 2







Foguete 3










Foguete 4





1-) Em cada um dos casos existe problemas com relação as nossas
regras. Descreva o que está de errado em cada foguete.
Foguete1- quando foi lançado, tombou para o lado, e isso pode causar acidentes.
Foguete2- a corda que libera a trava é muito curta, o que faz o lançamento ser perigoso para quem o lança
Foguete3- a base de lançamento é muito alta e parece ser muito leve, o que faz o foguete perder estabilidade. Alem de ser extremamente perigoso lançar com pessoas ao redor.
Foguete 4-a bomba da onde sai a pressão, está muito próxima do foguete, e o correto seria ela estar a no mínimo três metros de distancia do foguete.


OBSVERVE AGORA ESTES DOIS CASOS:

 Foguete 5
 







Foguete 6


2-) Na primeira foto o que podemos observar de diferente em
comparação com o modelo mostrado em sala de aula?
Qual sua opinião em relação aos dois modelos?
No foguete não é utilizada a rolha de cortiça, e sim uma tampa de plástico que está quase saindo do gargalo. Nós não arriscaremos falar sobre um modelo que não conhecemos. Mas apesar disso, somos mais otimistas com o mostrado em sala de aula.

3-)O Paraquedas que você pretende utilizar segue o modelo da foto?
Se não como será realizado? 
Não. O pára-quedas que iremos utilizar, será grande com o fio curto. Acreditamos que esse pára-quedas, 'freie' melhor o foguete até chegar no chão.

QUESTÕES GERAIS SOBRE FOGUETISMO

4-)O que é centro de pressão? 
O Centro de Pressão (CP) é o ponto onde age a resultante das forças aerodinâmicas e o momento de arfagem é nulo. O Centro de Pressão muda de posição conforme variamos o ângulo de ataque, caminhando para o bordo de ataque quando o ângulo é aumentado.


 5-)Quem inventou o foguete (caso geral - não o foguete a água)?
Em que ano e onde isso aconteceu?
Robert H. Goddard . em 1926. Aconteceu em Roswell

6-) Cada elemento do grupo (presente em sala no dia da pergunta)
deve escrever sua opinião sobre o trabalho do foguete até o momento.
 Gabriel Simpson- Acredito que os testes irão ser muito bons, e aconteceram particularmente ao grupo 6,no próximo fim de semana. Acho que temos potencial para conseguir altos resultados.

Tulio Signorini- Os materiais utilizados, estão sendo bem aproveitados, e acredito que a base ficará muito boa, apesar de estarmos tendo alguns problemas com a sincronia de pressão e liberação da trava.

Mateus Cardoso -  Os cálculos, da construção da base em andamento, estão batendo com os resultados, apesar de ainda não termos testado o foguete.

Paulo Celso - Eu acho o projeto de iniciação tecnológica muito interessante, pois  aprendemos na pratica sobre a matéria estudada em sala, e ajuda os alunos a aprenderem a trabalhar em grupo.


Luiz Augusto - Eu acho muito interessante esses tipos de trabalho em grupo que desenvolve a capacidade de cada pessoa. E assim nos ajuda a entender a física na pratica e não só na sala de aula.Fazendo esses trabalhos fora de sala nos faz compreender a melhor a matéria.

Otávio Soldi - sobre o trabalho: Acho muito importante o professor passar este tipo de projeto pois ele dinamiza as aulas, e faz com que nos possamos aprender melhor a física. Este tipo de trabalho é a melhor maneira de avaliar um aluno dentro da sala de aula.

Thiago Miranda- Primeiramente acho que é um trabalho que todos alunos de ensino médio deveriam fazer, pois fundamenta conhecimentos sobre a física como a 3ª Lei de Newton, de um modo que possa se obter um resultado, sendo assim uma prova de que as coisas que trabalhamos teoricamente em física são também realizadas na pratica obtendo-se sucesso.
 




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